terça-feira, 12 de agosto de 2014

Furacões no Pacífico


Além dos furacões do Atlântico Norte (que normalmente atingem o Caribe e as costas Sul e Leste dos Estados Unidos), e dos tufões asiáticos (que ocorrem no Pacífico Oeste e atingem países como Filipinas, China, Coréia e Japão), há outra região do globo com alta freqüência de ciclones tropicais: o Pacífico leste.
Pelo fato de haver muito poucas ilhas neste pedaço do oceano, e também porque os ciclones costumam se movimentar na direção oeste, a Califórnia e o México costumam ser poupados dos fenômenos. Porém, raramente, os furacões mudam suas trajetórias e chegam a incomodar a costa oeste da América do Norte. E, também raramente, quando cruzam o Pacífico central podem atingir as ilhas do Havaí.
Neste início de Agosto de 2014, dois furacões se formaram a leste do Havaí: Iselle e Julio (foto acima). O primeiro chegou a atingir a categoria 4 durante sua trajetória, mas quando atingiu o Havaí, já havia se transformado numa tempestade tropical moderada.   O furacão Julio, por sua vez, chegou a atingir a categoria 3 (também um "grande furacão"), mas passou ao norte das ilhas, enfraquecendo com o tempo.
A imagem acima é espetacular e bastante rara, por isso foi escolhida para ilustrar o blog.
A imagem abaixo, por outro lado, mostra o quão intensa pode ser a atividade de ciclones no Pacífico: 6 formações ocorrendo simultaneamente - 2 tufões, 2 furacões, e 2 formações tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário